23.3.12

Validando HACCP & SSOP com GMP – boas práticas de fabricação

Boas práticas de fabricação irá fornecer um apoio suplementar para um sistema HACCP & SSOP; um sistema de segurança alimentar funcional irá fornecer um produto seguro e saudável.
Se adequadamente concebido e executado, um “Sistema de segurança alimentar” estabelecimentos permitirá um produto seguro e saudável ser produzido previamente à sua entrada de comércio. HACCP e SSOP fornece um programa escrito para como o estabelecimento irá fornecer saneamento adequado, manuseio dos produtos e embalagens, enquanto o GMP, ou boas práticas de fabricação, irão voltar-se programas HACCP e SSOP para eliminar ainda mais a possibilidade de qualquer outra contaminação.
Padrão saneamento procedimentos operacionais (SSOP) planejamento

Planejamento de boas práticas de fabricação – programa de GMP

Boas práticas de fabricação basicamente incluem problemas que não são abrangidos no programa HACCP ou SSOP do estabelecimento. PGM fornece os funcionários do estabelecimento uma “orientação” sobre potenciais questões de segurança alimentar que possivelmente poderiam ser deixada de lado.
Um estabelecimento que está interessado em desenvolver um programa de boas práticas de produção escrito deve começar pelo monitoramento de problemas comuns em toda a criação. Esses problemas podem incluir: funcionário alimento manipulação, os empregados doentes, controle de pragas de estabelecimento, áreas de armazenamento seco, vestido adequadamente empregados, etc…
Quando um estabelecimento está planejando projetar um programa de GMP, é prática comum para pedir divulgação através de seu programa de inspeção de carne do Estado, ou o programa de USDA FSIS inspeção. O programa de inspeção de carne do Estado e o USDA devem fornecer pessoal de inspeção em fábrica ou um EIAO (aplicação da investigação análise orçamental) para auxiliar o desenvolvimento de um programa de GMP projetado corretamente.
Segurança alimentar – SSOP (procedimentos operacionais padrão saneamento)

Criando um programa de GMP

Durante a criação de um programa de GMP, HACCP e SSOP programas devem ser revistos estreitamente para determinar quais áreas e processos destes programas podem ser melhorados com o “back-up” de um programa de GMP. Mais comumente, produtos de alto risco, como produtos prontos para consumo (RTE) e carne moída vão beneficiar muito de um programa de GMP. Por exemplo, na RTE e solo produtos de carne de bovino, a GMP poderia incluir um programa de saneamento de backup para validar que os funcionários estão entrando estas áreas de processamento somente após saneantes corretamente suas botas, aventais, mãos e outros equipamentos para ajudar a eliminar qualquer contaminação bacteriana organismo.
Outras questões a serem consideradas na concepção de um programa de GMP possivelmente poderiam incluir: funcionários vestindo aventais e aventais fora das instalações, comida e bebida dentro de áreas de processamento, usam o tabaco no estabelecimento, saneamento adequado de faca e espada e esterilização e a contaminação cruzada dos funcionários da sala de processamento de uma para outra sem saneantes botas de viagem.
Segurança alimentar – HACCP (Hazard Analysis ponto crítico de controle)

Documentação e execução de boas práticas de fabricação

Uma vez que o programa de GMP foi desenvolvido e fornece procedimentos escritos de qualquer contaminação potencial de problemas não listados nos estabelecimentos HACCP ou programas SSOP, boa execução do programa GMP deve ser monitorada e resultados da monitorização devem ser devidamente documentados. É a documentação que fornece prova da execução do estabelecimento do programa GMP.
Mais comumente, a execução do programa é realizada seguindo o próprio programa escrito de GMP. O programa de GMP deve incluir cada área do estabelecimento junto com o que e como estas áreas serão monitoradas. Uma vez que o acompanhamento de cada área foi concluído, um formulário de GMP (que deverão ter sido criado após completar o design do programa GMP) deve ser concluído, datado e assinado pelas entidades responsáveis que executa o acompanhamento real do programa.
Tal como acontece com outros programas, como HACCP e SSOP, o log de acompanhamento de GMP deve ser revisto diariamente para validar que ele foi concluído corretamente e todas as áreas do estabelecimento foram monitoradas. Programas de GMP não são necessários para ser implementada nos estabelecimentos, mas estes programas fornecerá suporte extra no programa de segurança alimentar do estabelecimento.
Segurança alimentar – pré-requisitos do sistema HACCP para a indústria de carne vermelha

http://www.appforce.net/validando-haccp-ssop-com-gmp-boas-praticas-de-fabricacao.html